quinta-feira, 21 de junho de 2012

O uso do Celular como ferramenta pedagógica nas aulas de língua portuguesa e nas demais, de acordo com a criatividade do Docente.


A tecnologia difundido no ensino, e a inclusão de recursos tecnológicos em muitas escolas, já são realidade. Porém há quem discorde.
O uso do celular como recurso pedagógico objetiva perceber o poder de síntese por parte dos alunos ao produzir um resumo e enviá-lo através do site de uma operadora de telefone móvel, utilizando apenas 121 caracteres.

O uso das inovações produz um novo contato entre educação e tecnologia, utilizando esta para uma mediação de determinada prática educativa, como forma de elucidar, de forma atraente, o ensino e possibilitar a formação de competência no aluno.
Atividades que podem ser realizadas com o celular em sala de aula:
Gravar trechos e explicações do professor;
Compartilhar com a turma, por meio de redes sociais e blogs, dados de saídas a campo;
Usar calculadora;
Utilizar a agenda para as tarefas;
Enviar mensagens de atividades para os colegas.

Atentos a essas atividades cotidianas dos alunos os docentes devem, ao invés de abominá-los, enfrentar o desafio de ensinar com o aparelho proibido para tornar o ensino mais lúdico.



Como educadores é nosso dever desenvolver novas metodologias e fazer uso das novas formas de comunicação em sala de aula, de forma a integrar o aprendizado ao mundo no qual nossos alunos estão inseridos.

Pesquisa Acadêmica da Universidade Federal de Fortaleza- Ce
Feita pelos alunos do curso de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário