A tecnologia difundido no ensino, e a inclusão
de recursos tecnológicos em muitas escolas, já são realidade. Porém há quem
discorde.
O uso do celular como recurso pedagógico
objetiva perceber o poder de síntese por parte dos alunos ao produzir um resumo
e enviá-lo através do site de uma operadora de telefone móvel, utilizando
apenas 121 caracteres.
O uso das inovações produz um novo contato entre educação e
tecnologia, utilizando esta para uma mediação de determinada prática educativa,
como forma de elucidar, de forma atraente, o ensino e possibilitar a formação
de competência no aluno.
Atividades que podem ser realizadas com o
celular em sala de aula:
Gravar trechos e
explicações do professor;
Compartilhar com a
turma, por meio de redes sociais e blogs, dados de saídas a campo;
Usar calculadora;
Utilizar a agenda para
as tarefas;
Enviar mensagens de
atividades para os colegas.
Atentos a essas atividades cotidianas dos
alunos os docentes devem, ao invés de abominá-los, enfrentar o desafio de
ensinar com o aparelho proibido para tornar o ensino mais lúdico.
Como educadores é nosso dever desenvolver novas metodologias e fazer uso das novas formas de comunicação em sala de aula, de forma a integrar o aprendizado ao mundo no qual nossos alunos estão inseridos.
Pesquisa Acadêmica da Universidade Federal de Fortaleza- Ce
Feita pelos alunos do curso de Língua Portuguesa.




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