sábado, 30 de junho de 2012

Você sabe o que é Dislexia ?


DISLEXIA

A DISLEXIA pode se apresentar quando uma criança saudável, inteligente, com estímulos sócio culturais adequados e sem problemas de ordem sensorial ou emocional, tem uma dificuldade acima do comum em aprender a ler. O ideal é realizar o diagnóstico da DISLEXIA o mais cedo possível, para amenizar ou evitar um comprometimento social e emocional do indivíduo ao longo da sua vida, e, ainda, minimizando os aspectos da dificuldade de aprendizagem.

A dislexia é persistente, mas não é uma incapacidade e sim uma dificuldade a ser vencida com sucesso.
A DISLEXIA, de causa genética e hereditária, é um transtorno ou distúrbio neurofuncional, ou seja, o funcionamento cerebral depende da ativação integrada e simultânea de diversas redes neuronais para decodificar as informações, no caso, as letras do alfabeto. Quando isso não acontece adequadamente, há uma desordem no caminho das informações, dificultando o processo da decodificação das letras, o que pode, muitas vezes, acarretar o comprometimento da escrita.

O disléxico não é deficiente, é diferente.
Alguns sinais que alertam para um diagnóstico:
•  atraso no desenvolvimento da fala;
•  dificuldade na aquisição e automação da leitura;
•  resistência ao ler em público;
•  leitura vagarosa, com trocas, mesmo que corriqueiras;
•  disgrafia (letra feia);
•  trocas, inversões, omissões, aglutinações de letras na escrita;
•  vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas;
•  dificuldades em decorar dias da semana, meses do ano, tabuada, números de telefone e etc.;
•  dificuldade para compreender textos;
•  desatenção e dispersão;
•  dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;
•  bom desempenho em provas orais.

O sucesso da aprendizagem da criança com dislexia depende da ação conjunta da família, escola e intervenção com profissional especializado.
DIAGNÓSTICOOs sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnóstico multidisciplinar, só demonstram um distúrbio ou dificuldade de aprendizagem, mas não confirmam se tratar de dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras situações, como lesões, síndromes, etc.

Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser, obrigatoriamente, diagnosticada por uma equipe multidisciplinar, composta por fonoaudiólogo, psicólogo/neuropsicólogo e psicopedagogo, onde há uma minuciosa investigação, quantitativa e qualitativa das habilidades.

Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como neurologista, oftalmologista e outros, conforme o caso.

Não há qualquer medicalizaçãoA avaliação multidisciplinar e transdisciplinar permite um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo. Não há qualquer medicalização do indivíduo. Dislexia não se trata com remédio.

Atualmente a DISLEXIA consta no CID 10 – Classificação Internacional de Doenças (F.81), definida como transtorno específico do desenvolvimento das habilidades escolares. Faz parte também do DSM – IV (1994) – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, relacionada entre os transtornos de aprendizagem, como transtorno de leitura. No entanto aguarda-se novas definições oficiais, perante comissões de estudos e de pesquisas atualizadas.

A não identificação da dislexia poderá causar além do fracasso escolar, prejuízos afetivos emocionais, baixa autoestima, depressão, ansiedade e, algumas vezes, o ingresso para a marginalidade.
A Associação Brasileira de Disleixa – ABD, instituição com mais de 28 anos de existência, única "global partner" no Brasil da "International Dyslexia Association – IDA" (instituição norte-americana), tem como finalidade divulgar, informar e sensibilizar os pais, profissionais da área da educação, escolas, parlamentares e todos os membros da população sobre a dislexia.
Com este objetivo promove eventos, palestras, cursos, workshop , simpósios, congressos e reuniões de apoio a pais de disléxicos, para elucidar a todos os interessados sobre o tema, inclusive unindo esforços com pessoas conscientes para aprovação de leis que ampare os disléxicos.

Associação Brasileira de Dislexia – ABD
Avenida Angélica, 2318 - 7º andar - Higienópolis -São Paulo - SP - 01228-200
Tels. (11) 3231-3296 - (11) 3258-7568 - (11) 3237-0809 – (11) 3129-9721
Outubro de 2011

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Quem tem o hábito de ler, consegue enxergar além dos horizontes.

Porque ler nos faz livres de falsas ideologias! livres do imediatismo, livres da ignorância por falta de conhecimento. Como podemos falar, lutar, ser contra algo se não tivermos revestidos do conhecimento? E para obter conhecimento e uma mente aberta a mudanças, só tendo um bom relacionamento com a leitura. 


terça-feira, 26 de junho de 2012

E ao abrir um livro você não abre portas só para a imaginação, mas para a diversão.

kkkkkkkkkkkkkkk Assim como Calvin, as crianças só precisam de um incentivo a mais.
HQs são ótimas para iniciar o costume que é um passo ao prazer de ler.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

"Aquarela" Toquinho! Usando a música como ferramenta pedagógica

 Através da elaboração de um trabalho acadêmico, pedido pela professora de TIC'S, nosso grupo elaborou um plano de aula em cima da música referida. Porém deixo a criatividade de cada um para trabalhar em cima da música. Algumas sugestões estão disponíveis também. Façam bom uso e espero que as crianças aprendam e se divirtam muito, pois o ensino tem que ser prazeroso e estimulante.
Com a música aquarela é possível ministrar várias aulas em várias disciplinas: Português, Artes, Redação, Geografia, Matemática , Música... A proposta é promover debates, procurar se inserir no mundo da criança ,procurar conhecer o pensamento de mundo que elas tem, incentivar a criatividade, promover continuidade da historinha, desenhos dentre tantos outros meios que podem ser utilizados.



Alessandra Lima, Karynne, Valdete, Carla e Aline.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ABD Associação Brasileira de Dislexia

http://www.dislexia.org.br/


O que a ABD oferece?
 Orientação direcionada a cada caso.
 Atendimento a pais, familiares, escolas, profissionais clínicos, imprensa, órgãos públicos e toda a comunidade.
 Curso de Formação em Dislexia, dirigido a profissionais, que ocorre anualmente focando  a questão  multidisciplinar e abordando os seguintes temas: Evolução do ser humano, Avaliação, Diagnóstico e Acompanhamento pós-diagnóstico e Inclusão do Disléxico na escola num total de 84 horas/aulas.
 Simpósio Internacional – Dislexia, Cognição e Aprendizagem, a cada dois anos.
 Encontros com disléxicos e reunião com pais.
 Palestras em Escolas, Faculdades, Comunidades, Clínicas, etc.
 Palestras diversificadas conforme áreas de interesse.
 CAE - Centro de Avaliação e Encaminhamento.
 Diagnóstico multidisciplinar de Exclusão.
 Encaminhamento adequado a cada caso atendido.
 Biblioteca para consulta.
 Acesso a livros selecionados e materiais relacionados com distúrbios de aprendizagem.
 Desenvolvimento de pesquisas cientificas e estudos quanto à incidência e forma da dislexia no Brasil.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O uso do Celular como ferramenta pedagógica nas aulas de língua portuguesa e nas demais, de acordo com a criatividade do Docente.


A tecnologia difundido no ensino, e a inclusão de recursos tecnológicos em muitas escolas, já são realidade. Porém há quem discorde.
O uso do celular como recurso pedagógico objetiva perceber o poder de síntese por parte dos alunos ao produzir um resumo e enviá-lo através do site de uma operadora de telefone móvel, utilizando apenas 121 caracteres.

O uso das inovações produz um novo contato entre educação e tecnologia, utilizando esta para uma mediação de determinada prática educativa, como forma de elucidar, de forma atraente, o ensino e possibilitar a formação de competência no aluno.
Atividades que podem ser realizadas com o celular em sala de aula:
Gravar trechos e explicações do professor;
Compartilhar com a turma, por meio de redes sociais e blogs, dados de saídas a campo;
Usar calculadora;
Utilizar a agenda para as tarefas;
Enviar mensagens de atividades para os colegas.

Atentos a essas atividades cotidianas dos alunos os docentes devem, ao invés de abominá-los, enfrentar o desafio de ensinar com o aparelho proibido para tornar o ensino mais lúdico.



Como educadores é nosso dever desenvolver novas metodologias e fazer uso das novas formas de comunicação em sala de aula, de forma a integrar o aprendizado ao mundo no qual nossos alunos estão inseridos.

Pesquisa Acadêmica da Universidade Federal de Fortaleza- Ce
Feita pelos alunos do curso de Língua Portuguesa.

COMO ESTRELAS NA TERRA - TODA CRIANÇA É ESPECIAL. FILME COMPLETO


ESSE FILME RETRATA A REALIDADE SOFRIDA DAS CRIANÇAS QUE TEM DISLEXIA, E A FALTA DE CONHECIMENTO DOS PAIS E PROFESSORES PODE ACARRETAR SÉRIOS PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E NA AUTO-ESTIMA DA CRIANÇA.

Taare Zameen Par – filme da produção de Bollywood - conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de “disciplinar cavalos selvagens”. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e tão logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver. O filme é uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

MINE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.


Todos sabemos da precariedade que se encontra o nosso sistema de ensino. A classe dominante não quer que o povo tenha posse do conhecimento. Então a unica forma é lutarmos por uma educação de qualidade e tentar fazer-mos a diferença. Todos somos fruto de um professor que se dedicou com afinco para que pudesse-mos chegar aonde chegamos. 

Comentem, compartilhem, deem sugestões!  VAMOS LUTAR POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!